Minha fralda chegou, e agora?

As fraldas ecológicas promovem novas formas de cuidado e interação entre pais e filhos, fortalecendo vínculos, estimulando hábitos sustentáveis e favorecendo o desenvolvimento saudável. Somos a primeira marca a comercializar fraldas ecológicas feitas em PUL 100% nacional com estampas exclusivas, desenhadas à mão por designers mulheres.

Este manual vai acompanhar toda a rotina da sua família com as fraldas ecológicas e ajudar a tirar dúvidas. Então, volte sempre que precisar!

Se suas fraldas acabaram de chegar…

As fraldas ecológicas, assim como os absorventes, vêm com uma goma de fábrica e são necessárias em torno de 5 lavagens para que essa goma saia por completo. Indicamos ao menos uma lavagem para higienização. As outras lavagens iniciais podem ser feitas intercaladas ao uso do bebê, mas fique ciente de que podem ocorrer vazamentos nesse período. A lavagem inicial é igual à lavagem do dia-a-dia.

aprenda mais no nosso blog!

Ajustando os absorventes…

Os absorventes são responsáveis pela absorção das fraldas, ou seja, quanto mais absorventes, maior é a capacidade de absorver xixi e maior é o tempo de intervalo entre as trocas. Os nossos absorventes são confeccionados com um tecido próprio para absorção e para o contato com a pele do bebê. Temos três opções de tamanho de acordo com o fluxo de xixi:

  • Absorvente de fluxo leve: é uma faixa que preenche toda a fralda ecológica. Possui 4 camadas de tecido, e é indicado para bebês com fluxo menos intenso.
  • Absorvente de reforço: o absorvente de reforço tem formato de toalhinha e é utilizado na vertical, dobrado em dois. Ele é um ótimo aliado na hora de aumentar a absorção da sua fralda, combinando com a Fralda AIO ou um absorvente de fluxo leve, por exemplo.
  • Absorvente de fluxo intenso: esse modelo é ideal para o uso noturno e para bebês que tenham um maior fluxo de xixi. Usa-se na horizontal, dobrado em 3. Alguns bebês podem precisar de reforço para dormir uma noite inteira.

Combinações com absorventes

  • Fralda Ecológica AIO com absorvente de reforço: a fralda AIO, que já vem com os absorventes costurados, é uma ótima opção para o cotidiano com o bebê. Adicionando um absorvente de reforço, ela também pode ser uma ótima aliada nas noites de sono. Nesse caso, o absorvente deve ser dobrado em 3 e colocado por baixo dos absorventes da AIO.
  • 2 absorventes de fluxo leve: o absorvente de fluxo leve é ideal para o uso no dia-a-dia, no caso de bebês com pouco fluxo. Se o fluxo do seu bebê é intenso, indicamos a utilização de dois absorventes de fluxo leve juntos. Para isso, você deve posicionar um sobre o outro e inserir no bolso interno da fralda versátil.
  • 1 absorvente de fluxo leve + 1 absorvente de reforço: é uma boa combinação para o dia e também para a noite. O absorvente de fluxo leve deve ficar envolvido pelo absorvente de reforço dentro do bolso da fralda versátil. Dessa forma, use o absorvente de reforço na horizontal.
  • 1 absorvente de fluxo intenso + 1 absorvente de reforço: alguns bebês têm um fluxo de xixi mais intenso durante a noite, então essa combinação pode ser uma boa opção para que durmam a noite inteira sem a necessidade de trocas. Envolva o absorvente de fluxo intenso com o absorvente de reforço dentro do bolso da fralda versátil.
aprenda mais no nosso blog!

Ajustando as fraldas ecológicas…

Todas as fraldas são tamanho único e servem em bebês de aproximadamente 4 a 16 kg, dependendo apenas da distribuição corporal. Os botões frontais permitem o ajuste em P, M e G, acompanhando o crescimento dos bebês. O ajuste da fralda descartável não é comparável com o ajuste da fralda ecológica, já que a ecológica acompanha o bebê até o desfralde.

Você pode começar o ajuste pelos botões frontais ou pela inserção do absorvente no bolso da fralda, essa escolha é de cada família. No caso do ajuste P, indicamos que você comece adicionando o absorvente, assim fica mais fácil de esticá-lo dentro da fralda.

  • Ajuste P: junte os botões da última linha horizontal com a primeira.
  • Ajuste M: junte os botões da segunda linha horizontal com a primeira.
  • Ajuste G: você não precisa juntar nenhum botão horizontal.

O botão de cima da aba é responsável por fazer o ajuste na cintura. Já o botão de baixo da aba serve para fazer o ajuste na perninha.

DICA: caso a fralda fique um pouco larga na cintura e justa na perna, ou vice-versa, você pode fazer o ajuste dos botões da aba na diagonal.

Um bom teste para saber se a fralda está bem ajustada é verificar se cabe um dedo entre a fralda e a perninha. Lembrando que a fralda deve ficar firme, sem que fique sobrando muito espaço. Para finalizar, os elásticos da perninha devem ficar bem encaixados na cavinha da virilha do bebê, como se fosse uma roupa íntima nossa, nunca no meio da coxa.

aprenda mais no nosso blog!

Lavando as fraldas ecológicas…

Armazenamento

Você pode armazenar suas fraldas por até 2 dias em um balde aberto ou fechado, o que for de sua preferência.

Fraldas com xixi podem ser colocadas diretamente na máquina conforme as orientações acima.

As fraldas com cocô líquido podem ser pré-enxaguadas imediatamente antes da lavagem, mas lembre-se de não deixá-las de molho, pois isso pode ocasionar mofo e danificar o tecido.

No caso de cocô consistente, usando o bioliner da Nós e o Davi, é só embrulhar o cocô e descartar tudo na hora da troca. Depois, basta juntar todas as fraldas na máquina de lavar para seguir com a lavagem.

Lavagem

Para lavar, basta desmontar as fraldas e colocá-las dentro da máquina de lavar com 1 colher de sabão para nível médio de água e até 2 colheres para o nível máximo de água. O ciclo de lavagem é o normal com duplo enxágue.

Pode ser utilizado o mesmo sabão que a família já utiliza, apenas certifique-se de que não tenha amaciante na composição. A nossa indicação é o lava-roupas da Garoa, que possui função removedora de manchas e sujeiras difíceis, além de reduzir ainda mais o impacto ambiental por ser feito com matérias-primas naturais e renováveis.

Dica: quanto menor for a quantidade de produtos utilizados na fralda, maior será a sua durabilidade.

Secagem

Depois que as fraldas estiverem lavadas, é só estendê-las ao sol ou na sombra, sempre com interior para cima. Quando estiverem secas, estão prontas para o reuso.

Dica: o sol é um ótimo tira-manchas!

aprenda mais no nosso blog!

O que você pode e não pode fazer…

O que posso fazer com as fraldas ecológicas?

  • Estender ao sol, com o interior virado para cima, para tirar manchas;
  • Utilizar óleos essenciais nas lavagens. Indicamos os óleos de lavanda e melaleuca com, no máximo, 10 gotas de óleo por maquinada;
  • Lavagens com xampu de limpeza profunda para retirar odores. A quantidade indicada é a mesma do sabão.

O que não posso fazer com as fraldas ecológicas?

(Não pode mesmo, viu?)

  • NÃO PODE: Lavar com água superior a 30º graus;
  • NÃO PODE: Utilizar amaciante ou sabão que contenha amaciante na composição;
  • NÃO PODE: Esfregar sabão em barra diretamente no tecido;
  • NÃO PODE: Lavar com vinagre, desinfetante, bicarbonato ou água sanitária;
  • NÃO PODE: Armazenar de molho ou depois de enxaguar;
  • NÃO PODE: Torcer ou esfregar as fraldas;
  • NÃO PODE: Realizar lavagem residual com muita frequência;
  • NÃO PODE: Secar as fraldas em máquina secadora ou passá-las com ferro.

Resolvendo problemas…

O que pode fazer a fralda vazar?

  • Absorventes mal posicionados;
  • Necessidade de trocas mais frequentes;
  • Combinação de absorventes inadequada para o fluxo;
  • Tecido impermeabilizado por excesso de sabão;
  • Tecido impermeabilizado pela goma de fábrica;
  • Ajuste incorreto da fralda.

Se isso acontecer, é só entrar em contato com a gente nas redes sociais! Vazamentos são normais no período de adaptação, e temos uma equipe de mães preparada para te ajudar nessas situações.

Você pode sempre contar com a gente! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco nos canais de atendimento:

Quer ver o seu bumbum de pano nas nossas redes sociais? Marque #bebesnoseodavi nas fotos do seu pequeno!
A gente não aguenta tanta fofura 🙂

E para as fraldeiras que querem saber das últimas novidades em primeira mão e trocar dicas com a gente, criamos o Clube das Fraldeiras no Telegram. Clique aqui para participar.

Menu