Entenda o Julho Sem Plástico

Saiba mais sobre o Julho Sem Plástico, iniciativa que busca diminuir o número de resíduos plásticos no planeta.


O Julho Sem Plástico é uma campanhas ambientais mais importantes para a Nós e o Davi. A iniciativa, que está completando 10 anos em 2021, foi idealizada por Rebecca Prince-Ruiz junto a um grupo governamental na Austrália. Hoje, é conhecida no mundo inteiro.

Milhões de pessoas se comprometem, durante o mês de julho, a repensar o consumo de plástico e reduzir o seu uso. Em 2020, estima-se que 326 milhões de pessoas participaram da ação e aproximadamente 900 milhões de kg de plástico foram economizados. No relatório da Plastic Free Foundation você confere os resultados completos.


E o plástico faz mal?


Sabemos que o plástico pode ser útil em muito em algumas situações, mas ele é um dos resíduos que mais geram impactos negativos ao planeta. Segundo o WWF (Fundo Mundial para a Natureza), mais de 104 milhões de toneladas de plástico irão poluir os ecossistemas até 2030 caso nenhuma mudança ocorra. Infelizmente o Brasil é um dos países que mais utiliza esse material: somos o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo e só reciclamos 1,28% do que produzimos.

Além de todo o impacto negativo de sua produção, os plásticos também causam poluição no seu descarte. Já parou para pensar, por exemplo, no destino dos 7,88 milhões de toneladas de fraldas descartáveis comercializadas anualmente em nosso país? Elas ficam em aterros sanitários por centenas de anos, já que uma fralda descartável leva, em média, 450 anos para se decompor.

Outro grande problema que enfrentamos é o impacto dos plásticos nos oceanos. Como já falamos neste post, os microplásticos são fragmentos de plástico. Essas partículas, que têm tamanho menor que 0,5 cm, são engolidas pelos animais ou absorvido por ecosssistemas dos mares, acarretando em danos aos organismos.

O perigo, entretanto, não afeta só nos oceanos, mas também a nossa saúde. Segundo estudos, nós consumimos esses microplásticos através da água, carnes, frutos do mar, sal de cozinha e produtos embalados em plásticos. Apesar de sermos capazes de eliminar cerca de 90% deles, sua presença pode causar impactos negativos no sistema imunológico, estimulando até o desenvolvimento de doenças sérias.

Julho Sem Plástico


Como posso participar do Julho Sem Plástico?


Algumas atitudes podem parecer pequenas, mas geram resultados positivos quando se trata de sustentabilidade. Você pode adotar alguns hábitos no seu dia a dia para evitar o uso desnecessário de plástico, como ter um kit lixo zero, com copo, talheres e garrafa de inox, além de guardanapo de pano ecobag.

Outra boa solução é optar por produtos de higiene e beleza como shampoo e condicionador em barra, coletor ou calcinha absorvente menstrual, dentre vários produtos com essa proposta sustentável.


Produtos ecológicos para um futuro mais sustentável


A Nós e o Davi tem como fundamento principal oferecer escolhas conscientes para as famílias. Acreditamos que para um produto ser verdadeiramente sustentável, ele precisa ser cuidar não só do meio ambiente, mas beneficiar a sociedade inteira. Com nossas fraldas ecológicas, evitamos 200 toneladas de lixo plástico no planeta e estimulamos hábitos mais saudáveis.

As fraldas ecológicas, aliás, são nossos principais produtos. Enquanto as fraldas descartáveis têm como destino final o lixo, as nossas são reutilizáveis. Uma mesma fralda servirá um mesmo bebê por meses, já que vestem dos 4 aos 16 kg.

Assim como as fraldas ecológicas, também temos outros produtos sustentáveis para os bebês e as mães, como os absorventes e protetores de seios reutilizáveis. Você confere tudo clicando aqui.


E aí, curtiu essa iniciativa? Vem fazer parte do Julho sem Plástico com a gente!

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
O crescimento do bebê e as fraldas ecológica
Próximo post
Como falar de educação ambiental com as crianças?

Leia também

Nenhum resultado encontrado.

Menu