Consumo Consciente

Você sabe como separar o lixo de casa corretamente?

Não pode ler agora? Ouça clicando no player:

Quer aprender como separar o lixo de casa e descartá-lo de forma adequada? Então confere este post que preparamos para você!

É normal bater aquela dúvida na hora de jogar algo fora: “Será que posso colocar isso no lixo comum?”, “Este material é reciclável?”, “Como realizar o seu descarte?”.

É importante que a gente entenda qual é a destinação adequada para cada item. Muitos materiais que podem ser reciclados e reaproveitados, por exemplo, acabam indo para lixões. Conforme informado pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a cada 72,7 milhões de toneladas de lixo, 29,5 milhões são descartados de forma incorreta.

Além disso, o descarte indevido pode ser perigoso, já que alguns objetos contêm elementos químicos que podem infiltrar-se no solo e lençóis freáticos e contaminá-los.

Quais são os tipos de lixo?

Em primeiro lugar, é importante entender a diferença entre os diferentes tipos de lixos. É possível classificá-los de acordo com a sua composição e destinação, facilitando a coleta seletiva e também ajudando o meio ambiente.

O lixo orgânico é composto por restos de alimentos. Você pode utilizar muitos deles, inclusive, na compostagem, processo que ajuda a enriquecer solos e intensificar a capacidade de absorção das plantas. Pedaços de verduras e frutas (exceto as cítricas), sementes, borra de café e cascas de ovo são excelentes opções.

Já o lixo reciclável é classificado como resíduos que podem ser reaproveitados ou reciclados, como vidro, papel, papelão e alguns tipos de plásticos.

Também existem outros tipos de lixos, como o lixo eletrônico (ou e-lixo), aquele formado por itens eletrônicos como pilhas, celulares, televisões e outros objetos que contêm metais pesados e podem contaminar o meio ambiente.

separar o lixo de casa

Dicas para separar o lixo de casa e os materiais para reciclagem:

  • Já parou para analisar a embalagem de um produto? Muitos deles contêm o símbolo de um triângulo com três setas contínuas. Ele indica que a reciclabilidade do material.
  • Separe o lixo em diferentes categorias: orgânico, papel, plástico, metal e vidro. Se possível, coloque essa indicação para facilitar o trabalho dos profissionais coletores.
  • Lembre-se de lavar e secar os itens para evitar a contaminação deles, já que isso pode inviabilizar sua reciclagem.
  • Tente diminuir o volume das embalagens, as amassando, rasgando ou dobrando, para que ocupem menos espaço.
  • Embale vidros em jornais e depois os coloque em caixas, para que os mesmos não cortem os trabalhares que vão coletá-lo.
  • Você deve desmontar as embalagens mistas, aquelas que são feitas de mais de um material, e destinar cada parte ao seu coletor específico.
  • Assim como a separação, é fundamental que a destinação também seja realizada de forma adequada. Alguns edifícios e condomínios possuem um esquema próprio de coleta seletiva. Caso isso não ocorra onde você mora, informe-se sobre os dias e horários da coleta seletiva realizada pela prefeitura. Outra opção é depositar esses materiais nos pontos públicos de coleta.
  • Algumas cidades também oferecem pontos de descarte próprio para eletrônicos. Outra opção é devolvê-los aos fabricantes.

Atitudes para um mundo mais sustentável

Uma das principais preocupações da Nós e o Davi é a sustentabilidade. É por isso que procuramos soluções para produtos que geram lixo desnecessariamente, causando impactos negativos no meio ambiente. Ao contrário das fraldas descartáveis, nossas fraldas ecológicas são reutilizáveis: depois de usar, basta você lavar para que seu bebê a utilize novamente. Ao optar pelas fraldas ecológicas, você evita que centenas de quilos de material plástico sejam enviados a aterros sanitários.

Também nos preocupamos com as nossas embalagens. É por isso que somos certificados pelo eureciclo, promovendo a reciclagem com responsabilidade social através da compensação ambiental. Preparamos um post completo sobre essa certificação, que você pode conferir clicando aqui.

Gostou do post? Fique à vontade para compartilha-lo. Assim conseguimos levar essa mensagem sustentável para mais pessoas!

Por fim, queremos lembrar a você que contamos com uma equipe de atendimento sempre disponível para tirar as suas dúvidas. Vem pro universo das famílias fraldeiras! ✨

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Conheça o nosso enxoval completo
Próximo post
Conheça o Projeto A.M.A

Leia também

Nenhum resultado encontrado.

Menu