Maternar e Paternar

Você conhece a Pedagogia Waldorf?

A Pedagogia Waldorf se baseia em uma visão ampliada e completa do ser humano e do seu desenvolvimento, no qual as crianças e o jovens são considerados dentro dos seus aspectos individuais e da sua faixa-etária de forma que tenham condições de descobrirem o seu potencial e se desenvolverem individualmente, superando seus desafios e realizando seus talentos. Nesse post, trouxemos a história da Pedagogia Waldorf no Brasil e no mundo, um pouco sobre o processo de ensino nas escolas e muito mais.

A pedagogia Waldorf no mundo

“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então, em sua vida adulta, será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo”, Rudolf Steiner.

Essa frase é do educador austríaco Rudolf Steiner que, aliando ensino e espiritualidade, introduziu a Pedagogia Waldorf, em 1919, na Alemanha. Em meio ao caos social e econômico após a Primeira Guerra Mundial, quem se esforçada para construir o futuro da Europa buscava novas orientações.

Emil Molt, diretor da fábrica de cigarros Waldorf/ Ástória, comprometido colaborador do Movimento pela Trimembração do Organismo Social, pediu que Steiner o ajudasse a organizar uma escola para os filhos dos operários de sua fábrica. Steiner tentou contribuir com novas perspectivas. Estudou sobre pedagogia, didática e metodologia e elaborou uma proposta pedagógica e, em setembro de 1919, foi fundada a primeira escola Waldorf do mundo, em Stuttgart, na Alemanha. Eram 12 docentes e 256 alunos.

A pedagogia Waldorf no Brasil

No Brasil, a primeira escola foi fundada em 1956 e, segundo a Federação das Escolas Waldorf no Brasil, ‘desde a fundação da Federação em 1998, houve um crescimento significativo de mais de 200% de iniciativas relacionadas a Pedagogia Waldorf. Hoje, são 88 escolas filiadas e mais 170 processos de filiação distribuídas em 21 estados brasileiros”. São mais de 16.000 alunos e 1.700 professores!

A proposta educacional das Escolas Waldorf no Brasil

Na Proposta Educacional das Escolas Waldorf no Brasil é explicado que a “Pedagogia Waldorf concebe o homem como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio fundamenta toda a prática educativa. A partir de uma visão antropológica, a Pedagogia Waldorf abrange todas as dimensões humanas, que estão em íntima relação com o mundo, explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos segundo princípios gerais evolutivos que compreendem etapas de sete anos, denominadas setênios“. Você pode ler mais sobre os setênios e o que é o trabalho de cada um, clicando aqui.

O processo de ensino-aprendizagem de uma escola Waldorf

O processo de ensino-aprendizagem de uma escola Waldorf segue alguns princípios básicos de inspiração antroposófica, de acordo com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil. São eles:

A liberdade individual é a maior riqueza do homem

“A Antroposofia entende que o que distingue o homem dos outros seres da natureza é a sua capacidade de decidir sobre si mesmo e de fazer escolhas conscientes. O propósito de uma Escola Waldorf é, portanto, formar indivíduos em condições de zelar por sua liberdade, prontos a responder por suas decisões, de modo a garantir não apenas o seu bem-estar pessoal, mas sua contribuição ao mundo.”

O ensino só pode ser vivo e luminoso se for livre

“A aprendizagem que privilegia apenas o intelecto dificilmente atinge o ser humano por inteiro. As emoções e sensações que acompanham a experiência de aprender dão sustentação ao que é captado intelectualmente. Na Escola Waldorf, a expressão artística, presente em todas as áreas do conhecimento, favorece e possibilita essa integração, ao expor livremente os anseios humanos. Quando a informação é elaborada no intelecto (pensar), passa pelos órgãos dos sentidos (sentir) e determina uma vontade (agir), ela se transforma em conhecimento. Pensar, sentir e agir é o caminho da aprendizagem.”

O ser humano atual é fruto de acontecimentos que remontam aos primórdios da humanidade

“O homem reproduz em seu desenvolvimento a evolução da civilização humana. O currículo de uma Escola Waldorf acompanha e respeita esse tempo de crescer. O conteúdo é transmitido de acordo com a fase de desenvolvimento em que o aluno está, de modo que ele possa reconhecer dentro de si as experiências para as quais está pronto a viver. Ao entrar para a escola, a criança muito pequena é estimulada pela curiosidade, alcançando pouco a pouco o domínio da linguagem, da escrita, dos números e das ciências. Espera-se que, ao terminar o ensino médio, o jovem esteja, por fim, apto a se identificar com o homem contemporâneo.”

Você ainda pode assistir ao documentário “Waldorf: ensino e aprendizagem para além dos muros da escola”, produzido por Verônica Marchi Costa na Viver Escola Waldorf de Bauru.

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Post atualizado em janeiro de 2022.

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