Semana do meio ambiente
Consumo Consciente

Semana Mundial do Meio Ambiente

Não pode ler agora? Ouça clicando no player:

Vamos falar um pouco sobre o propósito da Semana Mundial do Meio Ambiente e trazer algumas dicas para tornar seu dia a dia mais sustentável.

Estamos comemorando a Semana Mundial do Meio Ambiente, uma data importante para todos nós. Ela é celebrada desde que o Dia do Meio Ambiente (5 de junho) foi instituído pela Organização das Nações Unidas, há quase 50 anos. A decisão ocorreu durante a Conferência de Estocolmo. No encontro, foram discutidas questões ambientais de maneira global. A data é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar nossos recursos naturais.

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.
(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)

Como posso contribuir com a Semana do Meio Ambiente?

Adotar atitudes mais sustentáveis é importante não só nesta data. Aos escolhermos ser mais conscientes, estamos ajudando não só o planeta como também a nós mesmos.

Pequenas ações fazem toda a diferença e podem ajudar a minimizar os impactos ambientais gerados diariamente. Você pode, por exemplo, adotar as fraldas ecológicas, bem como os absorventes reutilizáveis, ao invés das fraldas descartáveis. O Brasil é o terceiro maior consumidor de fraldas descartáveis no mundo, responsáveis por 2% do lixo total produzido no país. Ao escolher as fraldas ecológicas, você ajuda a diminuir o consumo desnecessário de plástico.

Assim como as fraldas descartáveis, você pode dispensar o uso de descartáveis em geral, como sacolas, copos, guardanapos e canudos em seu dia a dia. Crie um kit com ecobag, garrafa e canudo de metal e leve com você para utilizá-lo sempre que precisar.

Além disso você pode substituir o carro, que emite bastante CO₂, por caronas, bicicleta e até mesmo por uma caminhada (de quebra, ainda cuida da saúde!).

Por fim, também sugerimos o uso de produtos ecofriendly, como o lava-roupas e lava-louças da Garoa. Eles são feitos com matérias-primas vindas de fontes naturais e renováveis; sendo assim, geram menos impactos ambientais. Não possuem componentes poluentes como cloro e conservantes sintéticos, bem como corantes artificiais, e suas embalagens são feitas com material reciclado.

E aí, dicas aprovadas? Que tal botá-las em prática? Assim todos saem ganhando: a sociedade e o meio ambiente! 💚🌎

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Lowsumerism: entenda o movimento
Próximo post
Escolha seu kit de fraldas ecológicas ideal

Leia também

Nenhum resultado encontrado.

Menu