Maternar e Paternar

Como ter uma boa rotina de sono com seu filho?

Quando se trata de rotina de sono na infância, é impossível não lembrar das inúmeras noites mal dormidas nos primeiros meses. Ou do desafio que pode ser colocar seu filho ou filha na cama. E ainda ter que convencê-lo a ficar por lá.

Mas, criando uma rotina de sono, você estará fazendo bem tanto para o bebê quanto para os pais. Permitindo, assim, que todos possam dormir melhor. Além disso, é durante o sono que “consolidamos a memória e, no caso dos bebês, é ainda mais importante, já que o cérebro está em puro desenvolvimento: eles estão aprendendo a falar, andar…”, afirma o neuropediatra Antônio Carlos de Farias, do Hospital Pequeno Príncipe (PR) para a revista Crescer. Segundo ele, um recém nascido precisa dormir uma média de 18 horas por dia.

A Academia Americana de Medicina do Sono revisou mais de 800 estudos sobre o tema e definiu algumas recomendações de tempo de sono (incluindo cochilos) de acordo com diferentes faixas etárias:

  • Entre 4 e 12 meses: de 12 a 16 horas de sono por dia;
  • Entre 1 e 2 anos: de 11 a 14 horas de sono  por dia;
  • Entre 3 e 5 anos: de 10 a 13 horas de sono por dia;
  • Entre 6 e 12 anos: de 9 a 12 horas de sono por dia;
  • Entre 13 e 18 anos: de 8 a 10 horas de sono por dia.

Para que a noite de sono aconteça da melhor maneira, a rotina deve funcionar dentro dos limites de cada família, seja em relação ao horário, hábitos e/ou necessidades particulares de cada criança. O segredo está na constância da rotina, ou seja, deve ser praticada todos os dias.

Qual é o melhor horário para uma criança dormir?

O melhor horário para que se inicie a rotina é quando começa a escurecer. É nesse horário que o corpo começa a liberar melatonina, um hormônio secretado naturalmente quando há ausência de luz. É ele que regula o metabolismo e induz o sono. Por isso, quando anoitece, há uma diminuição dos estímulos facilitando o sono da criança.

Existem algumas rotinas que costumam funcionar para que essa rotina seja colocada em prática. Uma boa sequência é: comer, tomar banho, colocar o pijaminha e deitar para dormir. Lembrando que, para se tornar um hábito, deve ocorrer sempre no mesmo horário.

Além da rotina, é possível ainda adotar algumas dicas para montar uma condição ideal para o sono. Garanta que o ambiente é agradável, escurinho e silencioso, conte uma história ou toque uma música antes de dormir. Você também pode fazer uma massagem para relaxar e uma naninha para acompanhar a criança durante o sono favorecendo o sentimento de proteção, nesse post ensinamos como fazer a Shantala, uma massagem relaxante em seu bebê. Indicamos também, que você evite estímulos muito intensos perto do horário de dormir. Nada de filmes ou desenhos agitados, bem como jogos ou atividades físicas.

Outro ponto que devemos nos atentar, são os picos e saltos no sono do bebê, que são alterações que o bebê passa ao recorrer dos seus aprendizados e evoluções. Esses fatores influenciam na rotina de sono, e aqui nesse post, explicamos detalhadamente os principais períodos de salto de desenvolvimento para você acompanhar.

Para uma rotina de sono tranquila, uma fralda confortável

E para facilitar essa rotina, estar confortável é muito importante. Uma dica especial da Nós e o Davi é a fralda ecológica noturna que por ser de tecido, proporciona conforto para o bebê dormir tranquilo em sua noite de sono. A fralda noturna, pode ser montada de acordo com as horas de sono do bebê e as trocas. Podendo receber um reforço nas combinações de absorvente, ou apenas um absorvente, para quando o bebê tem necessidade de trocas noturnas.

A fralda ecológica versão noturna possui o tecido externo feito de PUL e o tecido interno que pode ser escolhido entre algodão, microsoft e dry-fit. O PUL é uma laminação feita no tecido que o deixa impermeabilizado. Uma tecnologia que garante o melhor desempenho das fraldas contra vazamentos e aumento da sua durabilidade.

Além da capa, é necessário utilizar o absorvente, que, no caso da fralda noturna, indicamos o melton G. Esse absorvente possui formato de toalha, com duas camadas de melton, costuma durar até 12 horas e o uso é feito na horizontal dobrado em 3. Caso o fluxo de xixi do bebê seja alto, pode ser utilizado em combinação com um absorvente faixa ou um absorvente melton P.

São diversas as vantagens do uso da fralda ecológica noturna:

  • Reduz a possibilidade de alergias e assaduras;
  • É uma opção saudável para a pele, pois não libera toxinas como as opções descartáveis;
  • O fechamento em botões facilita o ajuste no corpinho diminuindo a possibilidade de vazamento;
  • Proporciona economia, pois a fralda é lavável e reutilizável.

Com essa dica especial e uma rotina de sono, a criança vai desfrutar de uma noite tranquila, segura e confortável.

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
O que é o minimalismo e porque ele combina com as fraldas ecológicas
Próximo post
De quantas fraldas ecológicas eu preciso?

Leia também

Nenhum resultado encontrado.