Bem-vindos ao mundo dos bumbuns de pano!

Tire todas as suas dúvidas sobre Fraldas Ecológicas antes de usar com seu bebê. Entenda os tecidos, modelos, absorventes e livre-se de fraldas descartáveis!

Nossas fraldas ecológicas têm como missão promover novas formas de cuidado e interação entre pais e filhos, fortalecendo vínculos, estimulando hábitos sustentáveis e favorecendo o desenvolvimento saudável.

Organizamos esse artigo para explicar tudo que você precisa saber sobre as Fraldas Ecológicas, mas se ficar alguma dúvida, avisa a gente! Nosso atendimento no WhatsApp 48 99838-6549 está pronto para te ajudar.

Tópicos desse artigo:

Por que utilizar Fraldas Ecológicas?

Infelizmente, as fraldas descartáveis regulares têm alguns problemas que a maior parte das pessoas não dá muita atenção. As fraldas ecológicas resolvem boa parte deles atingindo diretamente questões como:

  • Alergias: raramente um bebê vai apresentar alergia a algum tipo de tecido;
  • Assaduras: as fraldas de pano permitem que a pele do bebê respire melhor, e assim reduzem as chances de desenvolver assadura;
  • Tratamento: por ser uma opção mais respirável do que as descartáveis, as fraldas de pano são uma excelente opção quando é necessário fazer algum tratamento na pele do bebê, seja de alergia, assadura ou fungo;
  • Toxinas: as fraldas descartáveis possuem algumas toxinas poluentes que podem provocar reações na pele do bebê;
  • Ritmo: com a fralda de pano, os pais e mães ficam mais atentos ao ritmo biológico do bebê, o que contribui para que percebam qualquer alteração em suas funções fisiológicas.

Mas se fosse para elencar, sustentabilidade, conforto e economia são os principais fatores que fazer o uso de fraldas ecológicas valerem à pena.

Confortáveis

Imagine se você não precisasse mais utilizar absorvente feminino descartável, e pudesse usar uma opção em algodão? É o mesmo com seu bebê, em vez de ele usar aquelas fraldas feitas de material sintético, ele vai estar sempre confortável em sua fraldinha de tecido!

Sustentáveis

Evitam o envio de toneladas de lixo para aterros, que levarão centenas de anos para se decompor.

Econômicas

O mesmo enxoval pode ser utilizado desde o nascimento ao desfralde, e ainda ser repassado para outro bebê.

▲ Voltar para o sumário

Como são as fraldas da Nós e o Davi?

Temos muito orgulho de nossos produtos. A nossa Fralda Ecológica é feita em PUL, um impermeável laminado aplicado diretamente no tecido. Uma tecnologia que garante o melhor desempenho das fraldas contra vazamentos e o aumento da sua durabilidade. Totalmente produzido no Brasil, com exclusividade para a Nós e o Davi, possui a mesma qualidade dos importados e possibilitou a criação de estampas exclusivas personalizadas, desenhadas à mão especialmente para atender à sua preferência.

Aliás, 100% da nossa matéria-prima é de origem brasileira, o que diminui consideravelmente o impacto ambiental da nossa produção. Também somos a primeira marca do mercado a comercializar fraldas ecológicas feitas em PUL nacional.

O PUL é uma opção de tecido com menor volume, onde o impermeável é feito como laminação no tecido externo. Sendo assim, torna a secagem mais rápida e prática.

Como nossos principais consumidores são mães que se preocupam com o bem-estar de seus filhos, fazemos questão de empregar prioritariamente mães que contam com carga horária reduzida e horários flexíveis. Isso ajuda a gente a entender a real necessidade de nossos clientes e melhorar cada vez mais.

Nossas fraldas são versáteis. Uma mesma fralda pode ser combinada com diferentes absorventes para ser usada de dia, de noite, na praia ou na piscina! O ajuste com botões também permitem que a fralda seja regulada, acompanhando o crescimento de seu filho.

E para quem procura praticidade, as fraldas podem ser lavadas facilmente na máquina de lavar, o que torna esses modelos de fraldas ecológicas muito mais práticas do que as antigas fraldas de pano tradicionais. Ah! Vale lembrar que essas fraldas são bem diferentes daquelas calças plásticas.

▲ Voltar para o sumário

Quais são os modelos de fraldas da Nós e o Davi?

Temos dois modelos: Fralda Ecológica e Fralda AIO

Fralda Ecológica

A fralda ecológica é a mais versátil. Uma mesma fralda serve para diferentes situações dependendo da combinação com o absorvente.

  • PARA UM FLUXO LEVE DE XIXI: Em conjunto com o Absorvente de Fluxo Leve, a fralda é útil para uso no dia a dia. Essa opção é indicada para bebês que tenham pouco fluxo de xixi. Você também pode combinar dois absorventes desse tipo caso queira uma absorção maior.
  • PARA UM FLUXO INTENSO DE XIXIEm conjunto com o Absorvente de Fluxo Intenso, a fralda é útil para uso noturno ou diurno. Essa opção é indicada para bebês que tenham um fluxo grande de xixi, assim você precisa de menos trocas.
  • USAR NA PISCINA OU NA PRAIA: Basta utilizar a fralda com o interior em Dry-fit sem absorvente e seu bebê ficará confortável para brincar na água.

As estampas são exclusivas, o tecido em PUL externo evita vazamentos e internamente há as opções dry-fit, microsoft e algodão.

Fralda AIO (tudo em um)

A fralda AIO (all in one, que significa tudo em um) já vem com um absorvente costurado em seu interior.

É muito usada para quando o bebê vai ficar com um cuidador que não está habituado com as fraldas ecológicas. É prática para quem vai ficar com seu bebê, afinal, é só vestir!

Adicionando um absorvente de reforço, ela também serve como uma fralda noturna. Porém, seu uso na piscina não é recomendado, por conta do absorvente costurado. Uma vez que absorve muita água, fica desconfortável no corpinho do bebê.

▲ Voltar para o sumário

Como escolher o tecido do interior ideal?

As fraldas ecológicas têm 3 opções de tecidos internos: dry-fit, microsoft e algodão.

  • DRY-FIT: É a alternativa mais fresca e leve. O tecido de secagem rápida, possui toque seco e mantém o bebê sequinho por mais tempo. Fácil de secar e lavar, é ideal para locais de clima quente e se você quiser usar a fralda para piscina ou praia.
  • MICROSOFT: Um tecido com toque macio, fofinho e seco. Sendo assim, tende a ser mais quente, ideal para o inverno e não recomendados para locais quentes.
  • ALGODÃO ORGÂNICO: Sendo o mais indicado para bebês com pele sensível ou alérgicos por ser feito com fibra 100% naturais e orgânicas, o interior em Algodão Orgânico, é o mais fresco e respirável. Entretanto, segura o xixi por menos tempo e não tem toque seco, fazendo com que você precise fazer mais trocas.

▲ Voltar para o sumário

Quais são os modelos de absorventes disponíveis?

Todos os nossos absorventes são confeccionados com o tecido melton composto de 80% algodão e 20% poliéster. Além disso, temos 3 opções de tamanho:

  • ABSORVENTE DE FLUXO LEVE: É uma faixa que preenche toda a fralda ecológica. Possui 4 camadas de melton, pode ser usado dentro do bolso da fralda ou diretamente em contato com a pele do bebê. Esse absorvente não tem complicação. É lavável e serve em todas as fraldas Nós e o Davi.
  • ABSORVENTE DE FLUXO INTENSO: Esse modelo é ideal para o uso noturno e para bebês que tenham um maior fluxo de xixi. Usa-se na horizontal, dobrado em 3. Esse absorvente possui duas camadas de melton, mas quando dobrado forma 6 camadas em melton. Alguns bebês podem precisar de reforço para utilizar uma noite completa, então você pode adicionar outro absorvente menor em conjunto.
  • ABSORVENTE DE REFORÇO: O Absorvente de reforço, tem formato de toalhinha, e utilizamos na vertical, dobrado em dois. Ele é um ótimo aliado na hora de aumentar a absorção da sua fralda. Pode ser utilizado sozinho, ou como proteção extra junto com um absorvente de fluxo leve, por exemplo. Essa opção tem 2 camadas de melton, assim como o absorvente de intenso.

Combinações de absorventes

Além da sua capacidade individual, os absorventes podem aumentar seu desempenho quando são feitas algumas combinações. Você pode utilizar:

2 absorventes de REFORÇO: Utilizando uma dupla de reforço, você consegue uma boa opção para uma fralda de uso noturno ou um reforço extra para seu dia a dia quando precisar ficar mais tempo sem trocas. Utiliza-se os dois dobrados ao meio, um dentro do outro.

2 absorventes de FLUXO LEVE: Essa dupla é power! E por ficar com bastante volume, indicamos essa combinação para os bebês com bastante fluxo durante a madrugada. Você vai utilizar um absorvente em cima do outro.

1 absorvente FLUXO LEVE + 1 absorvente REFORÇO: Neste caso, combinamos duas versões de absorvente e, também, conseguimos um bom reforço, tanto para o dia quanto para a noite. Vamos utilizar o absorvente de fluxo leve dentro do absorvente de reforço. Dessa forma, use o absorvente de reforço na horizontal e coloque o de fluxo leve atravessado. No caso dos meninos, coloca-se o reforço na frente, no caso das meninas, pode ser utilizado mais ao centro da faixa.

// Clique aqui para visitar a loja de absorventes

▲ Voltar para o sumário

Como ajustar as fraldas ecológicas de tamanho único?

Todas as fraldas têm 24 botões na horizontal que ajustam a circunferência da barriga do bebê, mais 9 botões na vertical que ajustam o tamanho na perna. Dessa forma, é fácil configurar os tamanhos P, M ou G, possibilitando atender bebês de 4 a 16 kg e tornando a fralda mais segura contra vazamentos.

Para entender melhor sobre o ajuste, veja este vídeo:

▲ Voltar para o sumário

Como lavar e secar as fraldas de pano ecológicas e seus absorventes?

Os cuidados com a fralda ecológica são de extrema importância para a durabilidade do produto. Armazenando e lavando da maneira certa, você tem um produto que vai durar muito tempo, fazendo com que o produto seja uma alternativa ainda mais econômica.

Primeiramente, você deve trocar o seu bebê e em vez de jogar a fralda no lixo, coloque-a em um balde com ou sem tampa. Com tampa protege contra insetos, entretanto retém mais o cheiro e aumenta a temperatura. Sem tampa deixa a fralda mais exposta e retém menos odores. A escolha fica a critério da família. Lembrando de sempre retirar os absorventes do interior das fraldas antes de lavar.

Fraldas de xixi podem ir direto para o balde. As trocas com cocô líquido, você pode enxaguar para tirar o excesso, enxugar (mas nunca torcer, pois pode romper o impermeável) e colocar a secar. Só após secar, você deve colocar no balde para esperar a próxima maquinada. O xixi da fralda faz com que ela não crie mofos em até 2 dias. Salvo quando o cocô for somente de leite materno, pode ir direto para a máquina; já quando o cocô estiver consistente, basta raspar e jogar no vaso sanitário.

Uma dica importante é não deixar a fralda, nem os absorventes de molho. O ciclo da máquina tem o tempo de molho suficiente para garantir a limpeza das fraldas. Deixar de molho em excesso danifica o tecido.

Você pode juntar fraldas e absorventes de um a dois dias e coloque na máquina. Opte pelo ciclo com duplo enxágue. O tipo do sabão é de sua preferência na quantidade indicada pelo fabricante para uma maquinada. Sugerimos o uso de detergente, sabão de coco em pó ou sabão biodegradável na quantidade de uma colher de sopa. Não usar amaciante, pois impermeabiliza o tecido.

As fraldas podem ser estendidas no sol ou na sombra. O sol é um excelente tira manchas. Uma vez que fiquem manchadas, entenda-as viradas para o sol que elas irão clarear. Estenda-as com o interior virado para fora, pois a luz do sol desbota o tecido colorido. Para segurar a cor, você pode acrescentar uma colher de sal nas primeiras lavagens. Quando estiverem secas estão prontas para uso. Nunca passe a ferro suas fraldas.

De quantas fraldas eu preciso para o meu enxoval?

Então… Depende!

Nesse artigo, explicamos em detalhes como fazer essa conta. Mas resumidamente, você precisa levar em consideração:

  • Se você vai usar só fraldas ecológicas ou ainda vai continuar usando algumas fraldas descartáveis
  • O tempo necessário para lavar. Você precisa ter o dobro do número de fraldas enquanto uma leva ainda não tiver sido lavada.

Num geral, recomendamos que você tenha 24 fraldas ecológicas para usar em todos os períodos.

Inclusive, temos um Kit Introdução, com desconto para quem quer começar a testar as fraldas e também um Kit Enxoval Completo com tudo que você precisa para mergulhar nesse mundo de vez.

▲ Voltar para o sumário

Concluindo

Para suprir a indústria de fraldas descartáveis no mundo, são usadas UM BILHÃO DE ÁRVORES POR ANO. A fabricação de fraldas gera um desperdício de 100.000 toneladas de plásticos e 800.000 toneladas de polpa de árvores.

Uma fralda descartável, feita de plástico e outros componentes químicos demora cerca de 450 anos para de decompor.

Com esses números conseguimos medir como a escolha pelas fraldas ecológicas ajuda na redução do impacto que causamos no mundo.

Toda transição para algo novo é difícil, mas não tenha medo! Somos uma comunidade pronta para te abraçar e queremos que você se sinta mais confortável com suas escolhas.

Vamos espalhar essa ideia por aí?

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Conheça o bebê de cada signo
Próximo post
Tudo que você precisa saber sobre os absorventes de fraldas ecológicas da Nós e o Davi

Leia também

Menu