Maternar e Paternar

Primavera e alergias: como amenizar os sintomas

Apesar de ser uma das épocas mais bonitas do ano, a primavera pode trazer alergias. Aprenda como amenizar os sintomas alérgicos durante essa estação.

A primavera começou no dia 22 de setembro e apesar de ser considerada por muitos a estação mais bonita do ano, ela pode trazer alguns incômodos para as crianças predispostas a alergias.

Quais são as causas das alergias na primavera?

O pólen das flores pode aumentar as crises de rinite e asma nessa época do ano. Também a poeira, fumaça de cigarros, inseticidas, cheiro de perfumes, tinta e a poluição, por exemplo, podem provocar alergias.

Outro fator das alergias durante a primavera é o clima mais seco. A baixa umidade pode ressecar a mucosa respiratória (que reveste a maioria das vias aéreas), deixando ela mais propícia à inflamação.

E os sintomas, quais são?

Os mais comuns são:

  • Olhos vermelhos, coceira, irritação e lacrimejamento, causados principalmente pela conjuntivite;
  • Espirros, nariz entupido, secreção clara, irritação e coceira também estão ligados à rinite alérgica;
  • Falta de ar, tosse, chiado, cansaço são sintomas comuns da asma, bastante presente durante a primavera.

Como tratar as alergias da primavera

É importante levar a criança ao pediatra para identificar o que causa a alergia para fazer o tratamento adequado. Você pode tomar algumas atitudes no seu dia a dia para amenizar os sintomas: a higienização da casa, por exemplo, é bastante importante e deve ter uma atenção especial na primavera. Da mesma forma, é bom optar por um pano úmido ao invés de vassoura ou espanador e usar aspirador de pó com filtros específicos.

É ideal que o ambiente esteja bem arejado. No entanto, se a alergia for à pólen, mantenha as janelas fechadas nos períodos de maior concentração de pólen e utilizar ar-condicionado com filtro específico, trocando quando recomendado. Sendo assim, é fundamental saber o motivo da alergia.

Também é necessário que a criança tenha uma boa alimentação, com fibras, frutas e leguminosas, que ingira uma boa de líquidos para a hidratação (água, sucos e papinhas de frutas, por exemplo).

Além disso, é fundamental realizar a higiene do nariz e olhos da criança com soro fisiológico para prevenir e tratar os sintomas.

primavera e alergias
Fralda ecológica da nossa coleção Primavera

Flores, cores e diversão: como curtir a Primavera

Tem como não ficar apaixonada por essa estação? Ela é uma delícia: de setembro a dezembro, a vegetação ganha um novo visual e fica cheia de flores de vários tipos. As árvores ganham novas folhas e tudo fica mais colorido e bonito. Além disso, a temperatura fica mais amena, permitindo a realização de várias atividades ao ar livre.

Que tal, por exemplo, fazer um piquenique com os pequenos? Eles vão adorar curtir essa experiência em meio à natureza!

Outra boa sugestão realizar passeios com as crianças para locais como trilhas guiadas, reservas ecológica, lagos e praias.

Se vocês gostam de praticar esportes, essa também é a estação perfeita para isso! Dá pra ensinar as crianças a andarem de bicicleta, brincar de bola e muito mais.

Enfim, gostou do post? Caso você tem alguma dúvida sobre nossas fraldas ecológicas ou algo sobre o universo fraldeiro, basta mandar uma mensagem pro nosso atendimento ao cliente que a gente te ajuda!

Post atualizado em outubro de 2021

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Shantala: massagem relaxante para o seu bebê
Próximo post
BLW: introdução de sólidos na alimentação do bebê

Leia também

Nenhum resultado encontrado.