Fraldas Ecológicas

Como cuidar dar fraldas ecológicas com óleos essenciais

Os óleos essenciais são produtos vegetais extraídos de plantas medicinais aromáticas. São, portanto, os perfumes das plantas. Podem ser usados para diversos fins de forma cautelosa, correta e orientada, inclusive no cuidado com as fraldas ecológicas. Nesse post, vamos mostrar como cuidar das fraldas ecológicas do seu bebê com óleos essenciais.

Óleos essenciais no cuidado com as fraldas ecológicas.

Óleo essencial de Melaleuca

O óleo essencial de Melaleuca, chamado de Melaleuca Alternifólia ou tea tree, é uma alternativa para auxiliar na limpeza e desinfecção das fraldas ecológicas.

É um produto vegetal extraído do arbusto conhecido como Mirto-de-mel, oriundo da Austrália. Seu principal componente é o fitoquímico terpinen-4-ol e possui ação antimicrobiana contra fungos, inclusive a cândida, bactérias e vírus. Algumas gotinhas já são suficientes para eliminar alguns microrganismos mais resistentes à lavagem.

Óleo essencial de Lavanda

O óleo essencial de Lavanda, chamado de Lavandula Angustifólia, pode ser usado tanto para aromatizar as fraldas ecológicas, quanto para reduzir eventuais alergias típicas da região.

O principal fitoquímico desta flor de origem francesa é o Linalol, mas também possui o terpinen-4-ol. Possui ação calmante: basta sentirmos o seu aroma para, em poucos minutos, experimentarmos a sua influência sobre o nosso sistema nervoso. É, também, por esses motivos que muitos produtos infantis possuem a Lavanda como principal componente.

Como cuidar dar fraldas ecológicas com óleos essenciais

Para cuidar das fraldas ecológicas com os óleos essenciais, nós recomendamos:

  • 1 gota de óleo essencial de Melaleuca para cada fralda ecológica e, no máximo, 10 gotas colocadas no reservatório de sabão da máquina de lavar;
  • 5 gotas de óleo essencial de Lavanda para, no máximo, 10 fraldas ecológicas colocadas no reservatório de enxágue da máquina de lavar.

Outros óleos

Outros dois óleos essenciais que também podem ser utilizados no cuidado com as fraldas ecológicas são o óleo essencial de Grapefruit e o óleo essencial de Limão Siciliano. Esses servem como neutralizadores de odor.

Orientações especiais para o cuidado com os seus óleos

Mantenha seus óleos essenciais guardados em locais escuros, dentro da embalagem original e longe do alcance das crianças. Na ocorrência de qualquer incômodo ou acidente, lave abundantemente a região e suspenda o uso.

Importante: Óleos essenciais não substituem tratamento médico, então, se você estiver doente, faça uma consulta. Utilize óleos essenciais com cautela em gestantes, crianças e idosos. Na dúvida, consulte o aromaterapeuta.

Gostou da dica? No nosso blog, você encontra mais conteúdos sobre o dia a dia com as fraldas ecológicas, maternar e paternar e os produtos da Nós e o Davi.

Referências:

  • http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1360273/pdf/0029-05.pdf
  • http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2221169115001033
  • COMPARTILHAR

    conteúdo por

    Post anterior
    Oito motivos para levar as crianças para a cozinha
    Próximo post
    3 receitas para fazer com as crianças na cozinha

    Leia também

    Nenhum resultado encontrado.