Fraldas Ecológicas

O que pode fazer a fralda ecológica vazar?

Quando começamos a utilizar as fraldas ecológicas, é possível que ocorram vazamentos. Antes de tudo, queremos tranquilizá-lo: vazamentos eventuais são comuns, principalmente durante o período de adaptação. Mas não se preocupe, rapidinho você pega o jeito e irá tirar isso de letra.

Neste post, vamos mostrar as principais situações que podem fazer a fralda ecológica vazar. Confira:

Primeira situação: a goma no tecido

Todo tecido, tanto do absorvente quanto da fralda ecológica, vem com uma goma de fábrica. Essa goma sai aos poucos, à medida em que o tecido é lavado. A gente indica ao menos uma lavagem para higienização e, para que a goma saia por completo, são necessárias cerca de cinco lavagens. Nesse meio tempo, você pode utilizar a fralda entre uma lavagem e outra, mas esteja ciente de que podem ocorrer vazamentos.

Temos um post completo sobre os primeiros cuidados com as fraldas ecológicas. Vale a pena conferir!

Segunda situação: ajuste da fralda ecológica

O ajuste das fraldas ecológicas é a principal causa de vazamentos. Os elásticos permitem que a fralda fique justinha na perna do bebê. Desse modo, verifique se esse ajuste não ficou muito solto. Você pode testar passando o dedo entre o elástico e a perninha do bebê – o ajuste estará certo de você notar que precisa fazer uma forcinha para passar o dedo ali.

Além disso, os elásticos da perninha devem ficar bem encaixados na cavinha da virilha do bebê, como se fosse uma roupa íntima nossa, nunca no meio da coxa.

fralda ecológica vazar

Terceira situação: a combinação ou posicionamento dos absorventes

O absorvente ecológico, responsável por absorver o xixi do bebê, deve preencher todos os espaços do bolso da Fralda Ecológica Versátil para que não ocorram vazamentos. Estique bem o absorvente e verifique se ele está encostando todas as costuras laterais e das partes da frente e de trás da fralda. Neste vídeo você confere esse passo a passo.

Da mesma forma que é fundamental ajustar o absorvente na fralda, você também deve verificar se as combinações de absorventes são adequadas para o fluxo do seu bebê. O vazamento da fralda pode estar ocorrendo como resultado de combinações inadequadas.

Quarta situação: trocas das fraldas ecológicas

Se a fralda ecológica vazou, talvez esse seja um dos motivos. Observe o fluxo do seu bebê e verifique, por exemplo, se você deve fazer trocas mais frequentes ao longo do dia. Sugerimos que cada troca seja feita em, no máximo, 4 horas. Os pediatras recomendam que esse é o tempo indicado para a troca da fralda visando a saúde e higiene da criança.

Dica das fraldeiras: uma boa forma de saber quando realizar a troca é abrir a fralda e sentir se o absorvente está molhado. Se sim, é hora da troca! Caso ele ainda esteja seco, você pode deixá-la por mais tempo.

Quinta situação: tecido impermeabilizado

Por fim, vamos à impermeabilização. A impermeabilização do tecido das fraldas e absorventes ecológicas é causada pelo acúmulo de resíduos (como sabão, talco e pomadas, por exemplo), que formam uma “barreira” e fazem a fralda ecológica vazar.

Para resolver esse problema, basta realizar uma lavagem residual, mas ao invés do sabão você irá utilizar um shampoo de limpeza profunda (também conhecido como shampoo anti resíduos) no lugar do sabão.

Mas como eu vou saber qual dessas situações está causando o vazamento da fralda ecológica?

Aqui temos algumas opções que você pode observar:

  • A fralda vaza logo no primeiro xixi: provavelmente a fralda está impermeabilizada ou pode ser que a fralda ou o absorvente ainda estejam com a goma inicial.
  • Vazamento pelas laterais: pode ser o ajuste do absorvente dentro do bolso, ou o ajuste do elástico nas perninhas do bebê.
  • Se a fralda vazar na frente: talvez você precise ajustar o absorvente nessa área, ou pode ser necessário reforçar a absorção, colocando mais uma camada de absorvente ali.
  • Caso a fralda vaze após algumas horas: sugerimos fazer mais trocas ou colocar mais um absorvente para durar mais.

Não se preocupe, quando você adquire nossas fraldas ecológicas, você recebe um manual com todas as dicas básicas de uso!

Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe de atendimento caso tenha qualquer dúvida. Estamos aqui para te ajudar!

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Oito dicas para fazer uma festa infantil ecológica
Próximo post
10 ideias para organizar as fraldas ecológicas

Leia também