Mas, e o cocô?

Essa é uma pergunta muito comum quando se trata de fralda ecológica e a resposta depende muito da idade do bebê, do tipo de alimentação, entre outros. É comum que uma família ache uma fase mais fácil que a outra, é algo muito pessoal e que depende da experiência de cada e da individualidade de cada bebê. Nesse post, vamos responder a maior dúvida de todas quando o assunto é fralda ecológica: “Mas, e o cocô?”.

Mas, e o cocô?
Mas, e o cocô?

Vamos dividir a explicação por fases?

Primeira fase do cocô: o mecônio

O mecônio é a primeira fase do cocô e dura somente durante os primeiro dias de vido do bebê. Ele é formado por tudo o que é dissolvido e absorvido pelo bebê no líquido amniótico, ainda dentro da barriga da mãe. Tem como característica uma cor esverdeada bem escura, é consistente e bem pegajoso.

Muitas famílias optam por não utilizarem as fraldas ecológicas nesse primeiro momento, principalmente porque tudo é muito novo e a fralda pode ser mais uma tarefa que precisará de adaptação. Mesmo assim, precisamos deixar claro que não é impossível utilizá-las com o recém-nascido. Clique aqui para saber se recém-nascido pode usar fralda ecológica e se você deve usar fralda ecológica no bebê que acabou de nascer.

Com as características do mecônio, de acordo com o que trouxemos mais acima, pode acabar manchando o tecido da fralda e do absorvente. Essa mancha vai sair aos poucos com as lavagens e com o auxílio do Sol, seguindo as recomendações que trouxemos nesse post sobre como lavar a fralda ecológica. Para tirar o excesso antes da lavagem, pode ser utilizado um papel higiênico, uma ducha ou o chuveiro. Lembrando que se a fralda for molhada, precisa ser lavada imediatamente. Inclusive, a nossa indicação é que a fralda com mecônio seja lavada assim que possível.

E, como é uma fase que dura pouquíssimo tempo, quando você aprender a lidar com ele, já não vai mais existir!

Segunda fase do cocô de bebês que só mamam

Bebês que mamam leite materno de forma exclusiva:

Os bebês que mamam leite materno de forma exclusiva possuem um cocô com característica de cor amarelada, alaranjada ou esverdeada, com textura cremosa e totalmente solúvel em água. O cheiro é mais adocicado, o que não significa que seja bom, mas também não é insuportável. A cor pode mudar ao longo do tempo, mesmo que o bebê continue se alimentando somente de leite materno.

Durante essa fase, a fralda ecológica pode ser diretamente lavada sem precisar passar pelo processo de enxágue ou de retirada do resíduo sólido no vaso sanitário. É a fase mais fácil! Basta seguir o processo de lavagem normalmente sem muitos percalços.

É muito comum que as famílias relatem sobre “cocôs explosivos” e “grandes vazamentos”, isso porque ainda é um momento de amadurecimento do organismo do bebê. Geralmente, as fraldas seguram muito bem esse tipo de cocô.

O cocô do leite materno raramente mancha a fralda. Se acontecer, provavelmente a mancha sairá na segunda ou terceira lavagem e com o auxílio do Sol, mas lembre-se de que a mancha não impede o uso e não quer dizer que a fralda esteja suja.

Bebês que se alimentam de fórmulas:

Os bebês que se alimentam de fórmulas possuem um cocô mais característico: um cheiro não muito adocicado nem tolerável, uma cor mais escura, uma consistência, talvez, um pouco maior. Pode ser que a fralda ainda possa ser diretamente lavada sem precisar passar pelo processo de enxágue ou de retirada do resíduo sólido no vaso sanitário. O resto do processo de lavagem segue o mesmo!

Terceira fase do cocô do bebê: introdução alimentar

Essa é a fase mais complicada, sem dúvidas! Durante a transição alimentar, o cocô passa por alterações nas principais características, seguindo a adaptação do organismo do bebê com a alimentação sólida e com cada alimento de forma individual. Com certeza, você vai encontrar cocôs mais pastosos e pegajosos, com possíveis pedaços de comida que não foram totalmente digeridos, por exemplo.

Esse cocô precisa ser retirado da fralda antes que ela entre no processo de lavagem. O ideal é, após a troca, já retirar esse resíduo e o bioliner é um grande aliado nesse momento. O resto do processo de lavagem segue o mesmo!

Mas, e o cocô?

Gostou de saber mais sobre as fases do cocô do bebê relacionadas ao cuidado com as fraldas ecológicas? No nosso blog, você encontra diversos conteúdos sobre os nossos produtos, o dia a dia com as fraldas e temas sobre maternidade e paternidade.

Post atualizado em fevereiro de 2022.

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Dicas práticas: viagens, rotina escolar e mais
Próximo post
Entre picos e saltos: por que o bebê não dorme mais?

Leia também

Nenhum resultado encontrado.