Fralda ecológica: guia definitivo

Fralda Ecológica: guia definitivo

Não pode ler agora? Ouça clicando no player:

Por onde começar? Essa é a maior dúvida para quem está iniciando no mundo dos bumbuns de pano. Pensando nisso, criamos um guia definitivo resumindo tudo o que você precisa saber sobre a fralda ecológica.

Qual modelo eu escolho?

A Nós e o Davi possui dois modelos de fraldas ecológicas: a fralda versátil e a fralda AIO:

Fralda ecológica Versátil:

Essa versão é a mais versátil. Possui um bolso interno da fralda que permite inserir combinações de absorventes de acordo com a necessidade. A mesma fralda pode ser usada durante o dia e durante a noite utilizando diferentes combinações de absorventes, e na praia ou na piscina sem os absorventes.

Fralda ecológica AIO:

A versão AIO, que quer dizer “tudo em um”, já possui os absorventes costurados na própria fralda. É uma boa opção para bebês que frequentam creches ou ficam com cuidadores que não estão habituados ao dia a dia com as fraldas ecológicas, porque é mais prática: só vestir! Esse modelo não é indicado para uso na piscina, mas pode ser usado como noturno adicionando um absorvente de reforço.

Entendendo os absorventes:

Os nossos absorventes  são feitos de melton, uma mistura de algodão e poliéster, que é um tecido próprio para absorção e para o contato com a pele do bebê. São três opções de tamanho de acordo com o fluxo de xixi:

Absorvente de fluxo leve:

Esse tamanho tem formato de faixa e preenche todo o bolso da fralda ecológica. Possui quatro camadas de melton, é lavável e serve em todas as fraldas ecológicas Nós e o Davi. Esse absorvente é o mais prático!

Absorvente de fluxo intenso:

Esse modelo é o ideal para bebês que tenham um maior fluxo de xixi. Também o indicamos para uso noturno. Usa-se na horizontal, dobrado em 3. Esse absorvente possui duas camadas de tecido, mas quando dobrado formam seis camadas. Alguns bebês podem precisar de reforço para dormir uma noite inteira sem fazer trocas, então é possível fazer mais combinações.

Absorvente de reforço:

O absorvente de reforço tem formato de toalhinha e é utilizado na vertical, dobrado em dois. Ele é um ótimo aliado na hora de aumentar a absorção da sua fralda, servindo como proteção extra combinado com a fralda AIO ou um absorvente de fluxo leve, por exemplo. Essa opção tem duas camadas de tecido, assim como o absorvente de fluxo intenso.

De quantas fraldas eu preciso?

Depende!

Para conhecer, aos poucos, esse novo mundo, é possível escolher um único período do dia e introduzir as fraldas na rotina da família. Comece aqui é o kit ideal para quem quer começar a introdução das fraldas ecológicas no dia a dia. É composto por 6 unidades.

Nossa dica é: escolha um período tranquilo do dia para começar a introdução. Seis fraldas são suficientes para esse início. Com essa quantidade, você pode fazer as trocas do período e ainda tem tempo para lavar e secar para o dia seguinte.

Agora, para usar em todos os períodos do dia e noite (eba!), nós recomendamos 24 unidades. Com essa quantidade, é possível fazer as trocas, armazenar, por até dois dias, e ainda tem tempo para lavar e secar. Para que você não precise se preocupar com as quantidades, nós montamos o kit Enxoval Completo com as fraldas e os absorventes que nós indicamos.

Como usar a fralda ecológica?

Para usar, basta montar a fralda com a combinação de absorventes escolhida de acordo com a necessidade e vesti-la no bebê. O ajuste é feito com os botões frontais em tamanhos P, M e G.

Na hora da troca, retire o cocô diretamente no vaso sanitário e armazene a fralda por até 2 dias em balde aberto ou fechado. Para facilitar ainda mais a rotina e proteger o tecido caso seja necessário utilizar pomada, use o nosso Bioliner.

// Saiba tudo sobre os Bioliners da Nós e o Davi.

Como lavar a fralda ecológica?

Na hora de lavar, é preciso desmontá-las e colocá-las na máquina de lavar no ciclo normal com enxágue duplo. Pode ser usado o mesmo sabão que a família já utiliza, apenas se atentando se não tem amaciante na composição. A nossa indicação é o lava-roupas da Garoa que possui função removedora de manchas e sujeiras difíceis, além de reduzir ainda mais o impacto ambiental, pois é feito com matérias-primas naturais e renováveis.

Depois que as fraldas estiverem lavadas, é só estender e, quando estiverem secas, estão prontas para o reuso.

As fraldas ecológicas proporcionam diversos benefícios para a saúde do bebê, além do conforto, sustentabilidade e economia. Para escolher o seu kit e entrar nessa com a gente, acesse a nossa loja.

Post atualizado em março de 2021.

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Pele do bebê: macrobiota e assaduras
Próximo post
Aromaterapia: aliada na gestação, parto e pós-parto

Leia também