Diferença entre reciclagem
Consumo Consciente

A diferença entre reciclagem, downcycling e upcycling

Não pode ler agora? Ouça clicando no player:

Entenda a diferença entre reciclagem, downcycling e upcycling, conceitos relacionados à sustentabilidade e aproveitamento de materiais.

Você certamente já ouviu falar sobre reciclagem, mas você sabe dizer o que é downcycling e upcycling? Será que existe diferença entre eles? A gente explica todos esses conceitos aqui no post:

Reciclagem downcycling e upcycling: qual é a diferença?

Reciclagem (recycling): a matéria-prima de um produto passa por um processo de recuperação e dá origem a um novo item, tal qual o original. Quando separamos latas de alumínio e garrafas de PET para reciclagem, por exemplo, elas passam por uma série de procedimentos industriais que as transforma em objetos que têm a mesma finalidade dos anteriores.

É importante que essa prática seja mais estimulada no Brasil. Apesar do nosso país ter uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas 2,1% dos resíduos coletados são reciclados. Você pode alguns números sobre isso clicando aqui.

Upcycling: acontece quando um resíduo é transformado em outro produto com maior valor agregado. Nossas sacolas impermeáveis, por exemplo, são ótimos exemplos de upcycling!

A técnica é uma ótima forma de otimizar o ciclo de vida dos objetos. Ela também evita o consumo de novas matérias-primas, gerando menos lixo e poluição do planeta.

Que tal aderir ao upcycling? Você pode juntar vários restos de tecidos e/ou roupas rasgadas e transformá-los em uma peça de patchwork exclusiva, por exemplo! No Pinterest você também encontra várias ideias e D.I.Y envolvendo o assunto.

reciclagem downcycling e upcycling

Downcycling: por fim, vamos falar de downcycling. Ao contrário do upcycling, no downcycling parte do material de um objeto perde sua integridade e ele dá origem a outro produto com menor qualidade/valor.

Em suma, materiais que são mais difíceis ou custosos em termos de reciclagem geralmente envolvem esse processo. Um exemplo é o papel branco, que passa por uma transformação, sendo convertido em papéis para fotocópia, papel cartão e até papel higiênico. Pneus também são reaproveitados para asfaltar ruas e estradas.

Nossas ações sustentáveis

Prezamos pela sustentabilidade em nossos produtos e processos, do início ao fim. 100% da nossa matéria-prima é de origem brasileira, o que diminui o impacto ambiental da nossa produção. Além disso, nos preocupamos com o destino final das nossas fraldas ecológicas. Ao invés de jogá-las fora, estimulamos nossos clientes a destiná-las ao Projeto A.M.A. Após o desfralde de seus bebês, os consumidores podem enviar suas fraldas Nós e o Davi para nosso escritório. Logo após uma análise cuidadosa e realização de possíveis reparos, elas são destinadas a famílias, comunidades e ONGs que não consigam arcar com o investimento das fraldas ecológicas. Afinal de contas, consumir de forma consciente e sustentável vai além dos impactos ambientes e envolve também a sociedade.

Gostou das nossas dicas? Enfim, se você tiver qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato com o atendimento da Nós e o Davi. Afinal de contas, estamos aqui para te ajudar!

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Como falar de educação ambiental com as crianças?
Próximo post
Recém-nascido pode usar fralda ecológica?

Leia também

Nenhum resultado encontrado.

Menu