Como lavar a fralda ecológica?

Como lavar? Pode secar na secadora? Demora muito pra secar? Fica manchado? Tire todas as suas dúvidas sobre a lavação de Fraldas Ecológicas!

Com certeza a maior dúvida antes de utilizar as fraldas ecológicas é sobre a manutenção da fralda. Como lavar? Pode secar na secadora? Demora muito pra secar? Fica manchado?

Essas são algumas das dúvidas que recebemos em nosso atendimento e vamos desmistificar todas neste post! Vem com a gente.

Minhas fraldas chegaram! Já posso utilizar?

Você sabia que todo produto novo que é feito de tecido é impermeabilizado? Por isso, para que as fraldas tenham sua capacidade de absorção completa, indicamos até 5 lavagens para que a goma saia completamente do tecido.

Mas espera aí, preciso gastar isso tudo de água de uma vez? NÃO!

Se você ainda espera por seu bebê, faça até 2 lavagens antes dele nascer e aguarde até poder utilizar. Se o seu bebê já pode utilizar as fraldas de pano, faça uma lavagem e já comece a utilizar. Se a fralda vazar no primeiro xixi, elas ainda estão com resíduos da goma e precisam de mais lavagens. Caso aguentem o tempo médio de uso, não precisam mais de lavagens extras.

Como lavar as fraldas ecológicas?

Os cuidados com a fralda ecológica são de extrema importância para a durabilidade do produto. Armazenando e lavando da maneira certa, você tem um produto que vai durar muito tempo, fazendo com seja uma alternativa ainda mais econômica.

Primeiramente, você deve trocar o seu bebê. Ao invés, de jogar a fralda no lixo, coloque-a em um balde com ou sem tampa. Com tampa protege contra insetos, entretanto retém mais o cheiro e aumenta a temperatura. Sem tampa deixa a fralda mais exposta e retém menos odores. A escolha fica a critério da família, mas é bom encontrar um meio termo entre as opções.

Fraldas de xixi podem ir direto para o balde. O xixi ajuda a fralda a não criar micro-organismos em até 2 dias. É ideal que a fralda não seque com o xixi. Assim, as partículas de amônia enrijecem e impregna o cheio nas fraldas. Caso isso aconteça, opte pela lavagem residual que vamos ensinar mais abaixo.

As trocas com cocô líquido (leite materno ou fórmula) podem ir direto para o balde e depois para a máquina. Algumas famílias preferem enxaguar para tirar o excesso, mas lembre-se de fazer isso apenas antes de colocá-las na máquina. Nunca enxágue a fralda e coloque no balde ainda úmida, isso pode fazer a fralda mofar e, geralmente, a situação é irreversível.

Caso prefira enxaguar logo após o uso, coloque-as para secar e após reserve no balde para aguardar a lavagem.

Já quando o cocô estiver mais consistente, raspar e jogar o resíduo no vaso sanitário. Logo, direto pro balde.

Uma dica importante é não deixar a fralda ou os absorventes de molho. O ciclo da máquina tem o tempo de molho suficiente para garantir a limpeza das fraldas. O molho em excesso danifica o tecido e faz que a vida útil da fralda seja prejudicada.

Você pode juntar fraldas e absorventes de 1 a 2 dias e coloque na máquina. Não deixe as fraldas aguardando lavagem mais do que isso. Após esse tempo, pode ser mais difícil de retirar as manchas e o cheiro de amônia das fraldas. Amônia impregnada no tecido pode fazer o tecido esquentar enquanto o bebê utiliza as fraldas e causar assaduras.

Processed with VSCO with a6 preset

Opte sempre pelo ciclo com duplo enxágue para garantir que saia qualquer tipo de resíduo de sabão das fraldas. O tipo de sabão pode ser qualquer um que não contenha amaciante na fórmula na quantidade de 1 colher de sopa para meia maquinada e 2 colheres para uma maquinada cheia. Cuidado com os amaciantes, eles prejudicam a absorção das fraldas.

As fraldas podem ser estendidas no sol ou na sombra. O sol é um excelente tira manchas. Uma vez que fiquem manchadas, entenda-as viradas para o sol que elas irão clarear. Estenda-as com o interior virado para fora, pois a luz do sol desbota o tecido colorido. Para segurar a cor, você pode acrescentar uma colher de sal nas primeiras lavagens. Quando estiverem secas estão prontas para uso. Nunca passe a ferro suas fraldas.

Eu não tenho máquina de lavar. Como faço para lavar as fraldas ecológicas?

Minhas fraldas não absorvem mais! Como salvar?

Quando suas fraldas ecológicas estiverem impermeabilizadas não segurando mais líquidos como antes, você deve fazer uma lavagem profunda.

Para fazer isso as coloque num balde com água do chuveiro de até 40ºC. Adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e deixe nesse molho de 30 minutos a 1 hora. Após, faça a lavagem na máquina com shampoo anti-resíduos no lugar do sabão. Se for possível, adicione a água do molho junto na lavagem. Essa lavagem deve ser feita eventualmente quando sentir necessidade de melhora na absorção. A prática frequente pode prejudicar a vida útil da fralda.

Minhas fraldas ficaram manchadas e agora?

Para diminuir manchas no interior da fralda, as coloque num balde ou bacia com água e adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe nesse molho de 30 minutos a 1 hora, no sol. Caso não tenha acesso ao Sol deixe apenas de molho durante esse tempo e faça a lavagem normalmente. Sem sol, pode ser que demore mais de uma lavagem até que a mancha saia completamente. Esse procedimento também pode ser feito fazendo uma pastinha de bicarbonato de sódio + água e colocando em cima da mancha que deseja clarear, após coloque-as com o interior voltados ao sol de 30 minutos a 1 hora, depois faça a lavagem normalmente. Essa lavagem também deve ser feita de forma eventual pois a prática frequente pode prejudicar a vida útil das fraldas.

Como secar as fraldas?

As fraldas não podem ir na máquina secadora. Devem ser estendidas com o interior voltado para o sol para ajudar a clarear as manchas. Os absorventes podem ir para secadora sem problemas.

Processed with VSCO with hb1 preset

Algumas coisas que você não pode fazer com as fraldas ecológicas

Para garantir que sua fralda continue com uma boa absorção, sem vazamentos e durando a infância toda de seus filhos, preste atenção nessas ações que você  NÃO pode fazer com elas:

  • Não deixe a fralda de molho mais do que o essencial
  • Não use água sanitária
  • Não use amaciantes
  • Não passe as fraldas
  • Não seque as fraldas na máquina secadora
  • Não torça ou esfregue a fralda
  • Não faça lavagens profundas com muita frequência

Obrigada por estar conosco nesta causa!

Alguns números importantes: a produção de 1 fralda descartável gasta 20 vezes mais matéria prima, 2 vezes mais água, 3 vezes mais energia – fora emissão de CO² no transporte e descarte incorreto – se comparada à produção de uma fralda ecológica.

Aliás, temos um post no nosso blog falando justamente sobre o impacto no consumo de água das fraldas ecológicas comparadas às descartáveis. Dá uma olhadinha clicando aqui!

Em média, um único bebê, pode utilizar cerca de 5440 fraldas. Levando em consideração apenas no nosso país, a estimativa é que são descartadas 204 fraldas por segundo, 12.000 por minuto, ou seja, consumimos 17 MILHÕES de fraldas POR DIA! Fraldas estas, que são feitas de materiais químicos e plásticos, que podem levar até 600 anos para se decompor.

Em números mais expressivos, 5 mil toneladas de fraldas são depositadas na natureza todos os dias, o que resulta em 2 bilhões de toneladas EM UM ANO.

Para suprir a indústria de fraldas descartáveis no mundo, são usadas UM BILHÃO DE ÁRVORES POR ANO. A fabricação de fraldas gera um desperdício de 100.000 toneladas de plásticos e 800.000 toneladas de polpa de árvores.

Com esses números conseguimos medir como a escolha pelas fraldas ecológicas ajuda na redução do impacto que causamos no mundo.

Juntos nesses 6 anos já evitamos que 26 TONELADAS de lixo fossem geradas.

Vamos espalhar essa ideia por aí?

Ficou com alguma dúvida? Manda uma mensagem pra gente no WhatsApp! 

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Descubra quanto você pode economizar utilizando as fraldas ecológicas
Próximo post
Conheça o bebê de cada signo

Leia também

Nenhum resultado encontrado.

Menu