Como falar de educação ambiental com as crianças?
Sem categoria

Como falar de educação ambiental com as crianças?

Não pode ler agora? Ouça clicando no player:

A educação ambiental é um assunto importante e deve ser ensinada às crianças desde cedo. Entenda como abordar esse tema com seus filhos.

A gente acredita que sempre é tempo de aprender sobre sustentabilidade. Quanto antes isso for ensinado, melhor! É por isso que precisamos conversar com nossos filhos sobre o meio ambiente e sua importância.

De acordo com a UNESCO, a educação ambiental é fundamental para todos. A organização, inclusive, propõe que ela seja um componente central de currículos educacionais, em todos os níveis, até 2025.

A educação pode ser uma ferramenta poderosa para transformar nossa relação com a natureza. Devemos investir neste campo para preservar o planeta.

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO

Educação ambiental em casa


Esse tema, no entanto, não precisa ser tratado apenas na escola. Muito pelo contrário: você pode abordá-lo no dia a dia, de forma divertida e educativa! Confira nossas sugestões:

  • Existem várias brincadeiras pedagógicas (jogos de tabuleiro, por exemplo) que podem ser realizadas em casa. Neste site você encontra algumas atividades gratuitas.
  • Passeios ao ar livre também são ótimas formas de mostrar a natureza de perto e falar sobre sua importância. 
educação ambiental
  • Programas infantis, bem como vídeos educativos, ajudam a abordar a questão de forma clara e atrativa para as crianças.
  • Também existem livros infantis que abordam a importância da preservação ambiental. Tente ler alguns deles com as crianças durante a rotina.
  • Por fim, converse sobre a economia dos recursos naturais e demonstre isso através de atitudes no dia a dia. Você pode fazer isso de diversas formas: economizando a água enquanto lava os pratos ou dá banho nas crianças, por exemplo, ou racionalizando a energia elétrica.

Além disso, temos a categoria consumo consciente aqui no blog. Você conferir vários posts sobre o tema clicando aqui.


Vamos levar essa ideia aos nossos filhos e ensiná-los como é importante cuidar do nosso bem mais precioso: o planeta terra!

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
Entenda o Julho Sem Plástico
Próximo post
A diferença entre reciclagem, downcycling e upcycling

Leia também

Nenhum resultado encontrado.

Menu