As fraldas ecológicas são muito mais práticas do que parecem. Quem começa a utilizá-las sempre se surpreende com essa praticidade. Em resumo, é simples: em vez de jogar todas as fraldas que o bebê usa no lixo, a família deve lavá-las e reutilizá-las até o desfralde.

Como funciona o dia a dia com as fraldas ecológicas?
A hora da troca é muito semelhante a da fralda descartável. A diferença é que as fraldas ecológicas não vão para o lixo (ufa!), portanto devem ser lavadas e reutilizadas. Podem ser armazenadas por até dois dias até a hora da lavagem em um balde com ou sem tampa.
Outra grande vantagem é que a fralda ecológica dispensa o uso de pomada de prevenção à assaduras. Isso porque o o tecido da fralda permite que a pele respire. A pomada também não é indicada porque prejudica a absorção dos absorventes, impermeabilizando a fralda. Se for necessário, use com o bioliner da Nós e o Davi que protege o tecido.
Sobre a quantidade de trocas, assim como com todas as outras fraldas, a higiene do bebê é feita a cada 3 ou 4 horas ou quando o bebê fizer cocô. Mas esse tempo é definido por cada família levando em consideração o fluxo de xixi e as necessidades da rotina com o bebê.
Mas, e o cocô?
A pergunta mais frequente que recebemos é sobre o que fazer quando o bebê faz cocô na fralda ecológica.
É muito simples! Se o cocô for líquido da fase de amamentação, é só colocar a fralda na máquina com sabão e pronto! Se o cocô for sólido, também é muito simples! Usando o bioliner da Nós e o Davi, é só embrulhar e descartar tudo na hora da troca, assim bem prático mesmo.
Para lavar, basta desmontar a fralda e colocá-la dentro da máquina de lavar com um pouco de sabão e enxágue duplo. Depois, é só estender e seguir reutilizando até o desfralde do bebê.

Afinal, fralda ecológica dá mais trabalho?
A resposta é: não!
A fralda ecológica não dá mais trabalho do que todas as atividades do dia a dia que temos com o bebê. Afinal, lavar e estender roupas já faz parte da rotina da família e as fraldas, em geral, não exigem muito mais que 15 minutos por dia.

Simples, né? Para conhecer mais sobre o mundo dos bumbuns de pano, clique aqui.
Post atualizado em fevereiro de 2021.