Você já ouvir falar sobre o BLW, Baby Led Weaning (Desmame Guiado pelo Bebê)? É a introdução alimentar com sólidos que permite que o bebê desenvolva sua autonomia. Uma alimentação sem o uso e colheres, mingaus ou papinhas, guiada pelo próprio bebê, permitindo que ele pegue os alimentos em pedaços e leve até a boca sem a ajuda de outras pessoas.
Desenvolvido pela agente de saúde britânica Gill Rapley, autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food (em tradução livre, Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Filho a Amar Boa Comida), o método tem conquistado cada vez mais adeptos.
A ideia é que bebê explore as texturas e os sabores individuais de cada alimento ingerido, deixando que ele se sente a mesa e participe das refeições familiares já a partir dos 6 meses de vida.
Dicas para o BLW:
- Em primeiro lugar, é importante que o bebê esteja sentado e ereto para ter o controle e não aumentar os riscos de engasgar.
- Opte sempre por alimentos saudáveis.
- É necessário disponibilizar alimentos apropriados, que a criança consiga pegar com as mãos e levar a boca sozinha, sem caroços, cascas ou sementes. Legumes cozidos são mais macios e fáceis para comer, como, por exemplo, cenoura em tiras ou ramos de brócolis.
- Não tente ajudar o bebê a comer. Se ele não consegue sozinho, provavelmente ainda não está pronto para ingerir aquela comida de forma segura.
- Se possível, disponha a comida direto na mesinha. Alguns bebês podem se distrair com pratos os pratinhos.
- Não apresse o bebê, deixe que ele leve o tempo necessário para se alimentar.
- Busque grupos no Facebook ou perfis no Instagram com dicas de alimentos, por exemplo. Converse com pessoas que são adeptas do método.

É provável que no início o bebê passe mais tempo brincando com a comida do que realmente comendo. É normal! Não insista, afinal de contas, assim como os adultos, cada bebê reage de uma forma. Tente em outro horário ou no dia seguinte. O principal objetivo não é fazer ele comer logo, mas sim introduzir os alimento sólidos.
Se preferir, você pode intercalar as papinhas com o BLW. Afinal, cada família tem uma rotina e se adapta de maneiras diferentes às fases da criança.
Por fim, lembramos que até 1 ano de idade o leite materno continua sendo o principal alimento e fonte de todos os nutrientes necessários do seu bebê.
Contraponto:
Em contrapartida, a Sociedade Brasileira de Pediatria faz ressalvas sobre o método. Eles lançaram um guia sobre alimentação complementar com orientações sobre o BLW. De acordo com o guia, “profissionais de saúde e sociedades da Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos não recomendam oficialmente o BLW”. Veja o documento completo AQUI.
Quer saber mais sobre as fases do bebê? Preparamos esse post para você!