Maternar e Paternar

Benefícios dos avós na vida das crianças

Os avós desempenham um papel muito importante na família. Neste post, vamos falar sobre os benefícios dos avós na vida das crianças.

Quem tem a sorte e o privilégio de contar com seus próprios pais e sogros no cuidado do seu bebê sabe muito bem: ter avós por perto é bom demais!

Mas não somos só nós que estamos dizendo isso. Pesquisas nos Estados Unidos revelam que em algumas populações a opinião dos avós é muitas vezes mais forte do que a de amigos, outros parentes, professores e até pediatras!

Os avós desempenham um papel muito  importante vida das crianças pequenas há décadas e não podemos deixar isso para trás. Veja só alguns dos benefícios de ter os avós por perto:

Aprendendo através do amor

Primeiro, bebês e crianças precisam basicamente de… amor! Quando os avós se fazem presentes, para a criança é uma segurança e tanto saber que tem alguém por perto que não são seus pais, mas que a ama tanto quanto eles.

Os avós também contribuem para a vida das crianças pequenas de uma maneira muito enriquecedora, quando apresentam aos netos brincadeiras, cantigas e histórias de seu tempo de criança. Uma oportunidade e tanto para fortalecer laços, aprender juntos e “desplugar” os pequenos.

Benefícios dos avós

Rede de apoio

Outro papel fundamental dos avós é estar a disposição para ajudar sempre que necessário. Eles atuam como a linha de frente no suporte aos pais. Para isso, afirmam os especialistas, é necessário um esforço mútuo, tanto dos avós para que se coloquem a disposição, tanto para os pais, que precisam aceitar e solicitar ajuda.

Construindo a relação

A relação avós-netos não nasce simplesmente com aquele bebê que acabou de chegar. Pelo contrário: é uma relação que se constrói ao longo dos anos. Os especialistas garantem que aquela conexão criada durante a primeira infância é a que fica. E ela cresce com a convivência, o cuidado, a troca, a confiança, a brincadeira, ultrapassando os anos da infância e influenciando até a vida adulta!

Se você leu esse texto e se preocupar por não ter os pais ou sogros por perto, que tal criar alguns rituais que aproximem o seu bebê dos avós? Uma ligação semanal, uma conversa periódica no Skype, vídeos e áudios pelo WhatsApp… Essas são algumas formas de criar e fortalecer esses laços até o próximo encontro!

Criando tradições

Se você é avó, avô, ou quer que seus filhos tenham laços fortes com os seus, que tal criarem juntos alguma tradição de família? Veja alguns exemplos:

– Criar uma tradição à mesa (uma forma de agradecimento juntos, ou uma receita especial);

– Inventar uma história cujos personagens são pessoas da família;

– Transformar uma atividade da rotina em algo memorável (um item especial no banho, um objeto da sorte ou um lanche diferente, por exemplo);

– Utilizar a tecnologia a seu favor (conversas de WhatsApp, Skype, Facetime…);

– Criar uma forma única de comemorar datas especiais, que vão ficar na memória para sempre!

Gostou dessas dicas? Você pode conferir posts parecidos com este clicando aqui.

Post atualizado em outubro de 2021

COMPARTILHAR

conteúdo por

Post anterior
5 benefícios do colo e do sling
Próximo post
O volume das fraldas ecológicas prejudica o bebê?

Leia também